Em destaque VER +
Diferenciação Pedagógica e Diversidade
Além disso, a autora mostra aos professores como diferenciar, ou estruturar, as aulas em qualquer nível de ensino e área de conteúdo, providenciando "scaffolds/estruturas de apoio" para:
- o conteúdo das aulas,
- os processos utilizados na aprendizagem,
- os produtos da aprendizagem.
À medida que forem começando a diferenciar o ensino nas suas salas de aula, os professores poderão basear-se nos exemplos práticos citados no livro.
As estratégias incluem compactação de currículo, investigações "à margem", níveis de entrada, organizadores gráficos, contratos e portefólios. Como diz a autora: "A diferenciação desafia-nos a utilizarmos os nossos conhecimentos sobre ensino e aprendizagem. Isto sugere que há espaço para a igualdade e a excelência nas nossas salas de aula."
COLEÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL
Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater. Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.