António Bracinha Vieira
Biografia
António Bracinha Vieira ensinou evolução na Universidade Nova de Lisboa, leccionando etologia animal e humana e paleoantropologia. Foi eleito primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Etologia. Publicou Etologia e Ciências Humanas (1983, Imprensa Nacional), Ensaios sobre a Evolução do Homem e da Linguagem (1995, Fim de Século) e numerosos textos sobre biologia evolutiva, entre os quais os capítulos "Emoção/Motivação", "Inato/Adquirido", "Percepção" e "Cognição", na versão portuguesa da Enciclopédia Einaudi (1996-2000, Imprensa Nacional). Pertence ao Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.
partilhar
Em destaque VER +
Homem
Ao longo das contribuições de investigadores de áreas tão variadas como a primatologia, a antropologia, a biologia, a linguística, a psicologia, a genética ou a filosofia da biologia, este livro vai-nos progressivamente introduzindo no universo complexo e multifacetado do Homo sapiens, daquilo que nos aproxima e distingue das outras espécies, e daquilo que nos torna únicos.
O Australopithecus africanus, espécie reconstituída na capa, terá vivido entre 3 e 2 milhões de anos atrás e é apenas uma das muitas espécies da árvore evolutiva humana apresentadas neste livro. A viagem pelos nossos antepassados que aqui convidamos a fazer começa porém muito antes, com o aparecimento dos primeiros primatas, mas arranca verdadeiramente com a descrição dos primeiros hominíneos bípedes que viveram há cerca de 7 milhões de anos (Sahelanthropus tchadensis e Orrorin tugenensis).
Depois de se deter na descrição e análise da linhagem humana, o livro chega, na segunda parte, ao homem moderno e centra-se no debate em torno de algumas das principais características e mistérios que envolvem a nossa espécie, como as origens da ética ou a emergência e o impacto da cultura (nurture) na determinação do que somos.