A Evolução do Darwinismo
de António Bracinha Vieira; Ilustração: Sérgio Rafael Nunes
Grátis
Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos no 3º ciclo de escolaridade e para Leitura Autónoma no Ensino Secundário.
Passados 150 anos sobre a publicação de A Origem das Espécies, a teoria de Darwin sai incólume e fortificada pela sua resistência às inúmeras tentativas de refutação a que foi submetida, e conseguiu algo de extraordinário e único no mundo científico: ao longo de um século e meio foi englobando, sintetizando e dando sentido a outras teorias, hipóteses explicativas e modelos dispersos pelo espaço imenso das ciências naturais, e serviu de eixo director e estruturante a disciplinas que vão da geobiologia à biologia molecular, que assim se estendem desde a escala planetária até à das partículas. Darwin foi um cientista multi e interdisciplinar por excelência, e o darwinismo, após século e meio de percurso, alargou e animou em rede a unidade das ciências da natureza.
Este pequeno livro, que resultou da fusão dos textos-base de duas conferências feitas recentemente, procura reunir provas irrecusáveis do bem-fundado da teoria da evolução, articulando-as com a evolução histórica dos conhecimentos desde a publicação de A Origem das Espécies e com uma análise das recusas ideológicas e religiosas das ideias e dos factos evolucionistas, e em especial da posição do homem no mundo. E como o rigor dos conceitos expostos recomenda o rigor posto a defini-los, sendo a biologia uma ciência que se funda mais em conceitos do que em leis, optei por juntar um vocabulário de termos especializados no final do texto.