António Gonçalves Ribeiro

António Gonçalves Ribeiro

Biografia

António Gonçalves Ribeiro nasceu em Castelo Branco a 30 de janeiro de 1933. Casado com Maria de Lourdes de Paiva Morão Ribeiro, têm quatro filhos e oito netos. Cumpriu três comissões militares no Ultramar. Após a última, em Angola, no posto de tenente-coronel, foi nomeado Secretário-Geral do Alto Comissariado até 10 de novembro de 1975. Coordenou e dinamizou a Ponte Aérea e também Marítima, que garantiu aos cidadãos portugueses radicados em Angola o regresso a Portugal com parte dos seus bens. Alto-Comissário para os Desalojados, entre setembro de 1976 e agosto de 1979. Ministro da Administração Interna de agosto de 1978 a agosto de 1979.
Representante Militar Nacional no SHAPE/NATO, em Mons, Bélgica. Promovido a general, foi o primeiro diretor-geral, da recém-criada Direção Geral de Política de Defesa Nacional, cargo onde se manteve desde julho 1989 a dezembro 2000. Autor de três livros: A Vertigem da Descolonização, 2003; O Reencontro, 2006; Grandezas e Misérias do Império, 2021. Averbados 34 louvores, sendo um do Presidente da República, 5 de Ministros da Defesa e 2 de Alto Comissários em Angola. Das várias condecorações nacionais e estrangeiras, destaque para a Grã- -Cruz da Ordem de Cristo, 2 medalhas de ouro de Serviços Distintos e 1 medalha de prata de Serviços Distintos, com palma.
partilhar

bibliografia

Grandezas e Misérias do Império
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
24,00€
Âncora Editora
O Reencontro
25,13€
INQUERITO
A Vertigem da Descolonização
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.