A Gorda

de Isabela Figueiredo; Narrado por: Patrícia Reis 

Audiolivro
Bertrand.pt - A Gorda
Opinião dos livreiros
(6)
Opinião dos leitores
(6)
Prémio Livreiros Bertrand Autores Lusófonos
Editor: Editorial Caminho
Edição: outubro de 2016
Formatos Disponíveis:
10%
12,99€
Poupe 1,30€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Disponibilidade Imediata
AUDIOLIVRO PARA BIBLIO BERTRAND

Romance vencedor do Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues

Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade.
Mas é gorda.
E isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio.
Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver.
Este é um dos melhores livros que se escreveu em Portugal nos últimos anos.

» Não é novidade, mas convém repetir: Isabela Figueiredo (n. 1963) mudou o paradigma da literatura pós-colonial em língua portuguesa. « Sábado

  • Uma autora de renome!
    João Moreira | Bertrand Espinho | 29-11-2023

    Sobre determinação e sobre garra! Um livro que nos inspira a contornar os nossos medos e limitações (reais ou imaginárias). Recomendarei sempre Isabela Figueiredo!

  • A Gorda
    Tânia Duarte Livraria Bertrand do Amoreiras | 25-05-2019

    A temática é pesada e contada do ponto de vista de quem sofre com ela, tornando o livro um tanto ou quanto depressivo. A escrita é simples e sem meias medidas. Gostava que a personagem principal estivesse melhor construída. Algumas falhas não me deixaram compreendê-la completamente. Queria saber mais sobre ela, entender o motivo de certas decisões. Talvez seja mesmo a história de Isabela Figueiredo ou talvez não. É certamente a história de muitas mulheres. Infelizmente. Continuará a ser, enquanto existirem pessoas que não aceitam os outros como são, que os excluem e lhes põem um rótulo na testa.

  • Nunca desistir
    Flávio Alves - Livraria Bertrand Alma Shopping | 24-05-2019

    Um romance sobre a importância da imagem que temos de nós próprios. Uma personagem que tem uma visão quase que destrutiva de si própria, mas que nem por isso deixa de seguir a sua missão principal: viver a sua vida. E apesar de todos os desgostos que sofre, incluindo a perda de ambos os pais, não esquece nunca essa sua missão. Um livro desconcertante, mas também esperançoso!

  • Desconcertante
    Fátima Carrasqueira- Porto Alameda | 19-05-2019

    Com este seu primeiro livro, a autora arrebata o leitor com a sua escrita inteligente, incisiva e ao mesmo tempo melancólica. A personagem aqui retratada não se deixa soçobrar perante as dificuldades da vida e principalmente da personagem que vê refletida no espelho: " a gorda" . Imperdível.

  • A Gorda
    Mariana Torres- Bertrand Póvoa de Varzim | 19-04-2019

    A personagem principal deste romance, Maria Luísa, é uma portuguesa nascida em Moçambique e enviada pelos pais para um colégio interno em Portugal quando ainda era jovem. Apesar de inteligente e boa aluna, a sua aparência acaba-se tornando a protagonista um alvo de piadas: Maria Luísa é gorda. Com o tempo, aprenda a lidar com sua aparência física, muito embora essa sua característica afetará diversos aspectos de sua vida.

  • Eu também já fui "A Gorda".
    Luis Soeiro - Livreiro Bertrand Norteshopping | 07-03-2019

    Talvez por também já ter tido excesso de peso, senti curiosidade em perceber como lidou a personagem Maria Luísa com a sua forma física. O que eu não esperava era levar com um "safanão" narrativo tremendo. Isabela Figueiredo traça um retrato não só de uma "gorda", como também de uma jovem retornada das ex-colónias que se vê a braços com uma adaptação à vida em Portugal, com a necessidade de superar o seu aspecto físico e mostrar-se forte em todos os níveis. E apresenta-nos os dilemas que a personagem enfrenta ao longo da sua vida. E posso dizer com toda a certeza: foi dos livros que mais prazer me deu ler. E foi também um óptimo companheiro de viagem.

  • ver menos comentários ver mais comentários
  • A GORDA, DE ISABELA FIGUEIREDO
    Joaquim Armindo – Ex-professor Universitário e Doutor em Ecologia e Saúde Ambiental | 23-09-2025

    “A Gorda” é o título do romance, editado pela Caminho, na sua 11.ª Edição” de março de 2024, da escritora conceituada Isabela Figueiredo. Uma narrativa corajosa que conta uma história ou estória de uma criança “retornada” de Moçambique, cujos traumas se fazem sentir desde criança até ser uma pessoa de mais idade. Os pais voltariam para Portugal e a teriam consigo “a gorda”, como viveu dado ser “gorda”. Dos seus namoros e das formas como terminam até à operação a que é sujeita para eliminação da gordura, tudo descreve com minúcia. O pai faleceu antes da mãe e ela [a gorda] refere: “Poucos anos após a morte do papá, no ano da queda das Torres Gémeas, vendi a casa alentejana e pedi transferência [aqui já professora] para Almada.” Quando veio de Moçambique foi para uma instituição interna onde esteve com uma grande amiga: “O senhor diretor não gostava de me ver lavar a roupa da Tony no colégio, nunca aprovou a minha dependência dela e tolerava-a por amor a mim”. Fala com profundidade da sua vida íntima, sobretudo sobre o corpo, o namoro e as suas relações sexuais, contra preconceitos da nossa sociedade. É impressionante como os conta e consegue nos seus oito capítulos prender o/a leitor/a, são eles: a “Porta de entrada”, o “Quarto de solteira”, a “Sala de estar”, o “Quarto dos papás”, a “Cozinha”, a “Sala de jantar”, a “Casa de banho” e o “Hall”. É uma escrita sensível e direta sobre o corpo feminino e as suas palavras. Não possui quaisquer problemas em ser “gorda”, embora sentindo-se capaz de “emagrecer”, mesmo que seja com uma operação, que é contada com detalhe. Um livro, um romance, como diríamos hoje, “fora da caixa”!

  • Admiración por esta escritora
    Fernando | 29-03-2025

    Mi segunda lectura de Isabela Figueiredo. Una de las mejores escritoras actuales

  • História Comovente
    Patrícia Frazão | 29-12-2024

    Embora a autora mencione que a história e as personagens são fictícias, poderia ser uma biografia de muitas mulheres portuguesas. Um livre simples, de leitura fácil e muito muito bonito.

  • Maravilhoso
    Dolores Caamanho | 14-03-2024

    Um livro que te prende desde a primeira página

  • Muito bom
    Isabel | 23-11-2023

    Muito bom! Profundo e muito bem escrito! Muitos parabéns à autora

  • A Gorda
    César Ribeiro-Bertrand Cidade do Porto | 01-02-2017

    A Gorda poderia ser um livro sobre o sofrimento de alguém que não consegue emagrecer; poderia ser também um livro sobre o colonialismo e sobre o regresso dos retornados; poderia ser também um livro sobre o amor de uma vida ou poderia ser também um livro sobre o querer ser mãe solteira! No entanto A Gorda é isso e muito mais! Organizado por compartimentos de uma casa estamos perante uma narrativa bastante emotiva e inteligente sobre Maria Luísa "A Gorda" que nos cativa no avançar de cada página.

  • ver menos comentários ver mais comentários
A Gorda
ISBN:
9789722131001
Ano de edição:
10-2016
Editor:
Editorial Caminho
Idioma:
Português
Tipo de Produto:
Audiolivro
Duração:
5 horas e 21 minutos
Tamanho do ficheiro:
166.95 MB
Formato:
MP3 i
Classificação Temática:
EAN:
9789722131001
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.