Nascido em 1922, em Natal, Rio Grande do Norte, José Hermógenes de Andrade Filho é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 40 anos de prática e ensino de ioga. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta, o professor Hermógenes costuma dizer que se sente mais jovem hoje, aos 78 anos, do que se sentia aos 35. Doutor em Iogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia, é o criador do treino anti-stress.
No entanto, se não fosse por causa de uma série de problemas de saúde vividos por Hermógenes na década de 60, o professor jamais se teria tornado o mestre em Hatha Ioga, assunto sobre o qual escreveu o livro Autoperfeição com Hatha Ioga, ainda hoje o seu maior sucesso editorial. A esse livro seguiram-se outros 30, alguns editados no exterior, além da tradução de seis volumes de cunho filosófico e espiritualista.
Publicou, entre outros, Saúde na Terceira Idade e Yoga para Nervosos. O professor começou a escrever livros didácticos, em 1955. Já perdeu a conta de seminários, aulas e palestras que fez no Brasil, em Portugal e na Argentina, onde, aliás, goza de um prestígio que julga maior do que no Brasil. Casado pela segunda vez, tem duas filhas do primeiro casamento.
O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d'Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977). Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, o Professor Hermógenes recebeu a Medalha Tiradente em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho levaram para os brasileiros. O professor divide o seu tempo entre a publicação de livros, a produção de artigos para a imprensa e teses para congressos científicos, e as suas aulas, seja na forma de cursos ou seminários.(...)