Sobre o livro
Ao longo de doze capítulos e através de casos práticos ilustrativos, este livro coloca as vítimas de crime e violência no centro da sua agenda. Através de um olhar atual, esta obra desafia o leitor a pensar criticamente sobre a vitimação criminal, bem como sobre o que significa ser vítima e as suas implicações. O leitor depara-se com argumentos que o instigam a ir para além dos fatores individuais na sua análise da vitimação criminal e a integrar outras dimensões (e.g., socioestruturais) que potenciam, mantêm e reforçam essa vitimação.
Recorrendo à literatura e à investigação relevante no campo da vitimação que permanecem ainda invisíveis (ex.: a vitimação múltipla, a vitimação em contexto institucional, a vitimação por tráfico de seres humanos). Este livro, ao atualizar o leitor sobre o modo de conceptualizar e de fazer intervenção com vítimas de crime e violência, convida a uma profunda reflexão sobre o que pode ser feito para melhorar as respostas que lhes são dirigidas.
A leitura deste livro, enquanto recurso para a formação académica e prática profissional, permite desenvolver um conjunto de competências específicas para apoiar, com eficácia, as vitimas de crime e violência.