Novas Formas de Vitimação Criminal
de Carla Machado
Sobre o livro
Este livro pretende apresentar ao leitor o estado do conhecimento sobre novas formas de vitimação, sobre as quais apenas recentemente um conjunto de estudiosos, nacionais e estrangeiros, começou a fazer investigação centrada no ponto de vista das vítimas. Embora muitas destas formas de violência não sejam, na verdade, novas, só nos últimos anos têm integrado o leque de preocupações da vitimologia.
Nestes novos fenómenos de vitimação enquadram-se tanto crimes individuais (e.g., violência no namoro, violência sexual juvenil, tráfico de seres humanos, stalking) como actos de vitimação colectiva (e.g., violência institucional, violência de Estado, violência policial).
Este livro surge, então, como resultado do trabalho de investigação da sua coordenadora e do grupo de investigação que com ela trabalha sobre estes temas, contando ainda com a colaboração de outros investigadores nacionais de relevo. Pretende construir um ponto de partida para a investigação e intervenção nesta área, sistematizando o conhecimento já disponível sobre estes fenómenos e apontando questões e temáticas ainda por estudar.
Neste mesmo espírito, a Psiquilibrios Edições publicará em breve um segundo livro elaborado por esta equipa - Novas aborgadens à vitimação criminal: teoria e intervenção - o que focará as abordagens teóricas que têm recentemente sido aplicadas à vitimologia, assim como novas estratégias de prevenção e intervenção com as vítimas, no seu conjunto, estes dois livros pretendem fazer a síntese dos desenvolvimentos da vitimologia nas últimas décadas.