Sobre o livro
VHF a Bordo é o primeiro livro a ser lançado no âmbito da marca Sete Mares, uma nova marca editorial da Principia dedicada aos desportos náuticos em geral. Procurando preencher uma lacuna na oferta editorial nestes domínios, a marca Sete Mares pretende colocar de uma forma sistemática no mercado português, uma oferta regular de livros caracterizados pela actualidade, modernidade e utilidade dos temas abordados, nomeadamente para os praticantes e amantes da prática de desportos náuticos. O primeiro título a ser publicado nesta nova marca, VHF a Bordo, cumpre precisamente esses três requisitos. Escrito numa linguagem acessível e directa, VHF a Bordo, explica de forma simples mas detalhada, complementada por magníficas ilustrações a cores, o funcionamento deste equipamento de emergência que permite comunicar com outras embarcações, marinas e estações costeiras, escutar radiodifusões informativas, avisos de mau tempo e, inclusive, receber conselhos médicos. Tratando-se de um meio de comunicação imprescindível em situações de emergência e socorro, o equipamento VHF é indispensável a qualquer embarcação estando por isso a ser constantemente melhorado.
O título que agora a Sete Mares publica contempla precisamente a explicação das novas regras de funcionamento deste equipamento obrigatório, entradas em vigor a 1 de Janeiro de 2005, pelo que se torna indispensável para a compreensão e correcta aplicabilidade, nomeadamente da Chamada selectiva digital.
VHF a Bordo explica como é que agora ligando o aparelho de VHF a um controlador DSC e ao GPS, é já possível enviar automaticamente uma mensagem de socorro, bastando, para tal, carregar num botão vermelho. O sinal inclui as identidade e posição do navegador e é repetido de quatro em quatro minutos. Deste modo, o navegador estará a utilizar a chamada selectiva digital, que, sendo parte integrante do Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítima, lhe garantirá uma elevada probabilidade de ser assistido. A totalidade do livro que agora a Sete Mares publica foi tecnicamente adaptado à realidade portuguesa, o que o torna um excelente manual de referência e um instrumento fundamental a bordo.