Uma História da Leitura
de Alberto Manguel
Grátis
Sobre o livro
Há sempre um momento, mesmo que difuso, em que cada um de nós olha para a página de um livro e começa a entender o que está lá escrito. Esse momento fundador, que equivale à abertura de um imenso universo de possibilidades, transforma-nos naquela entidade sem a qual os livros seriam apenas objectos sem significado - um leitor. De tábuas de barro ao papel, de códigos complexos a um simples scroll down, cada leitor entra, com a sua perspectiva própria, numa cadeia com mais de seis mil anos. A leitura é uma imensa experiência que Alberto Manguel, ensaísta conceituado e bibliófilo apaixonado, apresenta aqui desde tempos antigos, em que um grão-vizir da Pérsia carregava a sua biblioteca para todo o lado em quatro camelos, até aos dias de hoje, mostrando como a leitura pode ser sedução, rebelião, obsessão, alegria, liberdade e muito mais.
The New York Times Book Review
«Manguel é uma companhia generosa. Ele continua a ser, no verdadeiro sentido da palavra, um ‘amador’, um amante mais do que um especialista.»
New Yorker
Este livro é para todos que são apaixonados pelo ato de ler e reconhecem o impacto e a importância da leitura nas suas vidas, tanto como ser humano (para o exercício da alma) quanto cidadão do mundo que passa a ler e a se manifestar na vida de acordo com aquilo que consome de leitura. Neste estudo Manguel nos traz uma abordagem ensaística, com um estudo pormenorizado e profundo, mas que contém uma linguagem acessível e leve.