Grátis
Sobre o livro
As páginas deste livro convidam a olhar o Homem, a vida e os lugares através do desporto. Numa linguagem apaixonada, despida de vernizes e de parcimónias melíflulas, denunciam e afrontam um modo de olhar o desporto que vem fazendo escola numa grande parte da comunicação social.
Veiculam o convite para ver o desporto com os olhos de uma cara iluminada pelas ideias e não pelo modo bíblico de zurzir e apedrejar a realidade como se não passasse de uma ignóbil e desprezível prostituta. Porque o que caracteriza a grandeza do desporto, do futebol e dos seus clubes não são apenas as virtudes, são também os defeitos específicos e definitivos das pessoas que lhe dão corpo e alma.
Este posicionamento é suportado pelos lugares que constituem as varandas donde o autor perspectiva o mundo. E que são os da errância da diáspora portuguesa. Mas é, sobretudo, a partir do Porto e do Norte e em nome dos seus princípios e valores que o autor toma partido. Enfrentando o centralismo e as suas vozes de falsete, falhas da harmonia, generosidade e solidariedade que os conceitos de Pátria e País implicam.