Um Milionário em Lisboa
de José Rodrigues dos Santos
Sobre o livro
Baseado em acontecimentos verídicos, Um Milionário em Lisboa conclui a espantosa história iniciada em O Homem de Constantinopla e transporta-nos no percurso da vida do arménio que mudou o mundo - confirmando José Rodrigues dos Santos como um dos maiores narradores da literatura contemporânea.
Kaloust Sarkisian completa a arquitectura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do século. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suítes dos hotéis Ritz mantém em permanência uma beldade núbil, dedica-se à arte e torna-se o maior coleccionador do seu tempo.
Mas o destino interveio.
O horror da matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda Guerra Mundial levam o milionário arménio a procurar um novo sítio para viver. Após semanas a agonizar sobre a escolha que teria de fazer, é o filho quem lhe apresenta a solução:
Lisboa.
O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se, Salazar questiona-se, o mundo do petróleo espanta-se. E a polícia portuguesa prende-o.
Literaturzirkel Belletristik, Alemanha
Comentários
-
Um Milionário em Lisboa
O livro é o 2 volume de o Homem de Constantinopla do Autor José Rodrigues Dos Santos. Fala-nos sobre Kaloust (Gulbenkian) e como se tornou o Homem mais rico do século e toda a sua história familiar. Conta-nos também sobre a morte de milhões de arménios e do amor incondicional do filho de Kaloust por uma Arménia. Um livro sobre guerra, poder, arte e amor. Fabuloso, um dos melhores livros que já li.
Neste livro continuamos a conhecer a história de vida de Kaloust, desde os negócios com os grandes magnatas do petróleo, ao genocídio dos arménios, até se transformar num dos homens mais ricos do seu tempo. Tendo escolhido Portugal como morada, é aqui que se vai tornar um grande defensor e promotor das artes, adquirindo obras de todos os cantos do mundo, acervo que depois ficou em Portugal. Uma obra cativante sobre um homem fascinante.