Tu Vê Lá, Giacomino! / Como tu me Queiras / Não se Sabe Como
de Luigi Pirandello
Sobre o livro
Mais um volume com traduções de três textos muito singulares do mestre italiano: da sua obra-prima da maturidade COMO TU ME QUEIRAS à estranha NÃO SE SABE COMO e à juvenil e premonitória (está lá tudo o que desenvolve depois) TU VÊ LÁ, GIACOMINO
Pensaci, Giacomino! foi escrita em dialecto, em 1916, para o grande actor siciliano Angelo Musco, que a estreou triunfalmente em Julho desse ano no Teatro Nazionale de Roma - e haveria de interpretar o protagonista na versão cinematográfica de 1936, com realização de Gennaro Righelli. Pirandello dirige uma a versão não dialectal em 1926-27. Mas só quando o actor Sergio Tofano, em 1932, interpretou o Professor é que a peça se afirmou tendo vindo posteriormente a interessar os grandes intérpretes italianos, como Luigi Almirante, Nino Taranto, Ernesto Calindri, Turi Ferro e sido inúmeras vezes retomada, temporada após temporada por Salvo Randone.
Come tu mi vuoi foi escrita em 1929 durante a estadia berlinense do autor, baseando-se num caso judiciário ocorrido no primeiro pós-guerra (o caso Bruneri-Canella). A estreia realizou-se em Milão (1930), no Teatro dei Filodrammatici, pela companhia de Marta Abba, a quem a peça é dedicada. A peça foi adaptada muito livremente ao cinema num filme As You Desire Me (1932) realizado por George Fiztmaurice, com Greta Garbo e Eric Von Stroheim nos protagonistas.
Non si sa come, que retoma os temas das novelas Nel gorgo (1913), Cinci (1932), e La realtà del sogno (1914) foi escrita em 1934 e estreada em Roma, no Teatro Agentina, em 1935, com Ruggero Ruggeri no protagonista.