Sou Um Crime
Nascer e crescer no apartheid
de Trevor Noah
Sobre o livro
Actualmente, Trevor Noah é o apresentador do The Daily Show, um dos rostos mais famosos da televisão americana e um humorista reconhecido em todo o mundo. Mas no dia em que nasceu era um crime - ou seja, era filho de mãe negra e pai branco. Para manterem uma relação inter-racial e para criarem este filho, os pais de Noah desafiaram as leis do apartheid na África do Sul.
Sou Um Crime conta a vida deste rapaz, que se sentia desconfortável nas zonas dos brancos e nos subúrbios dos negros, que aos sete anos teve de saltar de um carro em andamento para não morrer, que tinha de fingir não conhecer o pai, que cresceu num regime opressor e viveu os tumultuosos primeiros anos de liberdade do seu país, e que passou ao lado de um destino de pobreza e discriminação apenas por ter uma mãe rebelde, teimosa e exigente - uma mãe que é, no fundo, a grande homenageada deste livro simultaneamente comovente e divertido.
Comentários
-
O melhor livro que li em 2018
Trevor Noah, comediante e apresentador do The Daily Show, é um contador de histórias nato. Ri, aprendi e chorei com este livro. Para além da história de sucesso de Noah, relata também a história da pessoa sem a qual esse sucesso não teria sido possível: a sua mãe. Um livro realmente inspirador e cheio de humor que me surpreendeu e se tornou um favorito.
"Sou um crime" é uma história envolvente de um homem brilhante e inspirador. Trevor Noah relata a forma como construiu o seu caminho, num mundo onde ele próprio não deveria existir. Através do seu lado cómico, revela como conseguiu desafiar a sociedade durante o Apartheid, e fala de uma forma admirável como aprendeu a lidar a conviver com temas outrora proibidos.
Trevor Noah é um dos narradores mais talentosos e naturais da atualidade e é com uma sinceridade tão característica deste comediante que nos guia pela África do Sul durante e após o apartheid. "Sou um Crime" é uma colectânea de memórias tão divertidas quanto trágicas contadas na perspetiva de um jovem adulto que, teoricamente, não devia existir. Uma leitura fascinante que fará o leitor sentir-se como se estivesse a conversar "cara-a-cara" com o autor e a ouvir a sua história de vida.
Trevor consegue contar-nos o seu passado atribulado com uma leveza de espírito admirável. O que tinha tudo para ser uma biografia triste torna-se assim uma biografia divertida e inspiradora. Um bom exemplo de como com amor e humor conseguimos superar as mais altas muralhas que a vida nos põe à frente.