Isabel Nery é jornalista, ensaísta e autora de várias obras de não-ficção, como a biografia Sophia de Mello Breyner (2019, 3ª edição), Chorei de Véspera – Ensaio sobre a Morte por Amor à Vida (2016), As Prisioneiras – Mães Atrás das Grades (2012) e Política e Jornais – Encontros Mediáticos (2004). Doutorada em Ciências da Comunicação, com tese sobre Jornalismo Literário e Neurociências, foi também vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e é membro do comité executivo do projeto Literacia para os Media e Jornalismo. Dois dos seus livros foram adaptados para curtas-metragens pela realizadora Margarida Madeira (Os Prisioneiros, Cinema São Jorge, 2015 e Ensaio Sobre a Morte, Cinema Ideal, 2019). Também a reportagem Vida Interrompida (2011) conheceu um novo formato ao percorrer o país como exposição itinerante. Enquanto jornalista mantém colaboração com publicações internacionais, como o jornal holandês De Correspondent. Passou pela televisão, diários e semanários, tendo trabalhado quinze anos (até 2017) na revista VISÃO, onde escreveu para as secções de Sociedade, Internacional e Política. Fez parte da equipa que criou a VISÃO Júnior, revista de que foi editora. A curiosidade pelo outro levou-a a estudar na Alemanha ainda adolescente, e mais tarde em Espanha e nos EUA. A mesma curiosidade conduziu-a ao jornalismo, depois da licenciatura em Relações Internacionais e do mestrado em Comunicação, tendo sido coordenadora do núcleo de investigação em Jornalismo e Literatura no Clepul, centro de investigação da Faculdade de Letras de Lisboa. Enquanto investigadora, publica ensaios na área do Jornalismo e apresenta comunicações em várias instituições portuguesas e estrangeiras, entre elas a Universidade de Harvard e o King's College, Canadá. Foi distinguida com vários prémios, entre eles o Prémio Mulher Reportagem Maria Lamas, o Prémio Jornalismo pela Tolerância, o Prémio Paridade Mulheres e Homens na Comunicação Social, e o Prémio Jornalismo e Integração, da UNESCO.(...)
Esta obra é uma merecida homenagem a uma das maiores figuras da literatura portuguesa. Uma biografia muito bem fundamentada com testemunhos e fotografias e que nos aproxima da escritora.
Uma excelente forma de conhecer mais sobre a vida de uma das escritoras mais conceituadas de Portugal. Uma das responsáveis por introduzir a literatura e o hábito de leitura a todos nós através das suas obras intemporais.
Nada como uma biografia para ficarmos a conhecer uma das escritoras mais emblemáticas na literatura portuguesa. A obra retrata todos os aspetos sobre a vida de Sophia de Mello Breyner Andresen. Leitura obrigatória.
Uma biografia a não perder de uma das personagens mais centrais da nossa cultura. As suas palavras continuam a ser lidas, não apenas em livros infantis, que com o tempo passaram a ser de referência, mas também versos de poesia, que sempre partiram corações e que sempre levarão a inspirações mais altas. É sem dúvida do mais importante conhecer um pouco mais da história desta autora profusa.
Uma biografia muito bem documentada sobre a vida de Sophia de Mello Breyner Andresen e que presta uma bonita homenagem a uma das escritoras mais importantes do universo literário português. Recomendo!