Sociologia dos Media
Livro 3
de Rémy Rieffel
Sobre o livro
«Os media favorecem a manipulação da opinião»; «as crianças que vêem televisão em excesso têm mau aproveitamento escolar»; «a televisão decide as eleições». A influência dos media nas sociedades contemporâneas é um assunto particularmente sensível e que divide opiniões. O facto de no nosso quotidiano utilizarmos a rádio e a televisão, de lermos um jornal ou uma revista, de recorrermos à Internet ou ao telemóvel, dá-nos o direito de emitir um juízo sobre os media e o papel que desempenham na sociedade. A verdade, no entanto, é que nada mais enganador há do que impressões ou juízos espontâneos.
A sociologia dos media tem precisamente por objectivo distanciar-se do senso comum, afastar-se do terreno por ela estudado com vista a melhor compreender os fenómenos observados. Assim, este livro fornece dados e pistas de reflexão sobre o impacto dos meios de comunicação na vida política, social e cultural, sobre a emergência de uma opinião pública, sobre as técnicas de propaganda e de publicidade. Além disso, analisa os comportamentos dos que produzem a informação, os jornalistas, e dos que a recebem, os públicos dos media tradicionais e das novas tecnologias da informação e da comunicação.Colecção Comunicação
As questões ligadas à comunicação, tanto no seu sentido mais lato como nas acepções especificamente ligadas ao universo dos "mass media", são hoje de uma enorme actualidade, suscitando o interesse de especialistas (investigadores, profissionais, professores, estudantes) mas também do cidadão comum, desejoso de compreender alguns fenómenos que marcam profundamente a sociedade contemporânea.
Com o propósito de tornar acessíveis textos julgados relevantes para o conhecimento e análise deste campo, a Porto Editora decidiu criar a Colecção Comunicação, subdividida em três ramos: "Teorias e Debates", "Media e Sociedade" e "Educação e Media".