Sismos e Edifícios
de Mário Lopes
Sobre o livro
Este livro destina-se aos agentes actuais e futuros (estudantes) do sector da construção e decisores que influenciem significativamente o enquadramento profissional, social e económico deste sector. Tem como objectivo a transmissão de conceitos e conhecimentos técnicos importantes utilizados no projecto de edifícios (e também de outras estruturas edificadas de engenharia civil e não só) com vista a conferir--lhes resistência sísmica, de uma forma tão simples e intuitiva quanto possível para que possam ser apreendidos pelo público alvo, incluindo os agentes do sector da construção sem formação especializada em engenharia civil. Pretende-se desta forma que deci¬sores, donos-de-obra, empreiteiros, arquitectos e engenheiros, tenham a percepção de que forma o seu trabalho e as suas decisões podem influenciar o trabalho dos restantes agentes do processo construtivo e a resistência sísmica do produto final, os edifícios que se constroem em Portugal. Está assim presente em todo o livro uma preocupação de natureza pedagógica na forma de transmitir os conhecimentos. Em alguns casos em que se considerou útil, individualizou-se em caixas separadas do texto a explicação de alguns conceitos mais técnicos, que alguns leitores poderão ter interesse em aprofundar mas cuja compreensão em geral não é necessária ao entendimento do restante texto.
Este livro insere-se num esforço mais vasto da comunidade técnica da área da engenharia sísmica em geral e da Sociedade Portu¬guesa de Engenharia Sísmica (SPES) em particular, no sentido de alertar as autoridades, os agentes do sector da construção e o país para as potenciais consequências do problema sísmico em Portugal e propor medidas para as reduzir significativamente. Como o fenómeno sísmico é recorrente e zonas que já foram afectadas por sismos fortes no passado voltarão com certeza a sê-lo no futuro, a comunidade técnica tenta assim contribuir de forma construtiva para evitar novas catástrofes de origem sísmica.
O livro é obra de diferentes autores, pelo que os diferentes capítulos reflectem os estilos pessoais de escrita dos respectivos autores, contribuindo também para alargar a perspectiva do problema sísmico. No entanto procurou-se coordenar os conteúdos dos diferentes capítulos segundo uma sequência lógica de temas encadeados tendo em vista o objectivo global do livro, como se descreve de seguida.