Avaliação e Reabilitação Sísmicas de Edifícios de Betão Armado
de Ricardo Costa e Paulo Providência
Sobre o livro
Este livro surge após a publicação da legislação que regulariza a aplicação dos Eurocódigos Estruturais e torna obrigatória a avaliação e reforço sísmico de edifícios existentes sujeitos a intervenções de remodelação. Com efeito, o Decreto-lei nº 95/2019 estabelece o regime aplicável às operações de reabilitação de edifícios ou de frações autónomas, e a Portaria 305/2019 define os termos em que essas obras ficam sujeitas à elaboração de relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica, bem como às situações em que é exigível a elaboração de projeto de reforço sísmico.
A aplicação da norma EN 1998: Projecto de Estruturas para Resistência aos Sismos, Parte 3 Avaliação e Reabilitação de Edifícios, vai requerer um esforço de atualização da comunidade técnica, para o que muito contribuirá este livro. Deseja-se que as intervenções de remodelação anárquicas que têm ocorrido, sem garantia da segurança sísmica, terminem, para o que é necessária uma intervenção ativa por parte dos técnicos, dos municípios e de outras entidades que têm como dever licenciar e fiscalizar as obras de intervenção em edifícios existentes.
O livro desenvolve-se em três partes: análise de estruturas sujeitas à ação sísmica; avaliação e reabilitação sísmicas de estruturas e reabilitação de estruturas de betão armado. O livro inclui de forma clara e rigorosa os conceitos básicos e as metodologias de cálculo de engenharia sísmica, aplicáveis a edifícios com a estrutura de betão armado.
In Prefácio, por Júlio Appleton