Saúde uma Utilidade sem Valor de Troca
de Cipriano Justo
Sobre o livro
Pode dizer-se que a era da eficiência técnica na saúde começou mal. Não pela tentativa de inclusão de critérios de eficiência na gestão dos serviços de saúde, mas pela estratégia seguida de desalojar os médicos da sua posição de direcção, tentando remetê-los exclusivamente para o papel de prestadores. Contudo, o médico manteve-se como o principal gerador de custos e de benefícios dentro do sistema. Nessa medida, mais do que desalojá-lo teria sido interessante conquistá-lo, exigindo-se dele novas competências e uma nova atitude em matéria de gestão de recursos.
A medicina e a economia têm, por isso, ainda um longo caminho a percorrer até que os seus discursos e a ética de cada um se compatibilizem numa prática perdurável. Uma vez que não é possível substituir os médicos pelos gestores na prestação de cuidados de saúde, a desconfiança instalada só poderá ser ultrapassada pela definição das competências dos médicos no processo de tomada de decisões em matéria de gestão de recursos.
Se a conflitualidade também tem um custo, então a estratégia para a evitar neste caso, passará provavelmente pela inclusão, logo na formação pré-graduada, do ensino da Economia da Saúde.
Comentários
Outros livros da coleção
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
Livros > Livros em Português > Medicina > Medicina Geral