As Estruturas Sociais da Economia

de Pierre Bourdieu 

Bertrand.pt - As Estruturas Sociais da Economia
Editor: Campo das Letras
Edição: junho de 2006
18,02€
Esgotado ou não disponível

O discurso económico clássico baseia-se em postulados que apresenta como óbvios: a oferta e a procura que surgem de forma independente, o indivíduo racional consciente dos seus interesses e sabendo fazer as escolhas correspondentes, o reinado incondicional dos preços... Ora, basta estudar de perto uma transacção, como Pierre Bourdieu faz neste livro em relação à venda e compra de casas em Val-d¿Oise, para nos apercebermos que estes postulados abstractos não traduzem a realidade.
O mercado é construído pelo Estado, que pode por exemplo decidir favorecer o acesso à casa individual ou à habitação colectiva; quanto às pessoas implicadas na transacção, elas estão imersas em construções simbólicas que, estritamente falando, estão na base do valor das casas, dos bairros, ou das cidades.
O carácter abstracto e ilusório dos postulados clássicos é aliás criticado actualmente por alguns economistas; mas é preciso ir mais longe: a oferta, a procura, o mercado e mesmo o comprador e o vendedor são o produto de uma construção social, de forma que não é possível descrever adequadamente os processos ditos «económicos» sem recorrer à sociologia. Já é tempo de, em vez de opor sociologia e economia, como tradicionalmente acontece, compreender que elas constituem de facto uma única e mesma disciplina que tem por objecto a análise dos factos sociais, de que as transacções económicas não passam, no fim de contas, de um dos seus aspectos.

Da mesma coleção

A Política do Património
14,84€
Campo das Letras
As Estruturas Sociais da Economia
ISBN:
9789896250515
Ano de edição:
06-2006
Editor:
Campo das Letras
Idioma:
Português
Dimensões:
138 x 209 x 34 mm
Páginas:
340
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.