Sarah Affonso
Os dias das pequenas coisas
Grátis
Sobre o livro
Álbum ilustrado, publicado em conjunto com a exposição homónima, patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea até 22 de Março de 2020.
Apesar do vasto legado artístico e de a sua obra já ter sido várias vezes dada a ver, Sarah Affonso permanece desconhecida do grande público, sendo muitas vezes posta à sombra da imagem do marido, Almada Negreiros. No ano em que se assinala o 120.º aniversário do nascimento da artista, este livro pretende colmatar essa falha e divulgar o trabalho de uma das mais notáveis e, paradoxalmente, desconhecidas modernistas portuguesas.
A artista que aqui se apresenta — através dos trabalhos, da fotobiografia e de ensaios desenvolvidos por especialistas de diferentes áreas — é uma criadora multifacetada, com uma obra que vai do desenho e da pintura ao bordado, da ilustração aos azulejos, e que parte da tradição gravada nas suas memórias e na sua vida familiar para a exploração de novos territórios, como o trabalho de arquitectura paisagista e design de interiores que foi desenvolvendo na sua casa de Bicesse.
«Possa este livro, agora nas mãos dos leitores, proporcionar o início de um mais vasto conhecimento e reconhecimento da obra de Sarah Affonso e lançar a semente de muitas e novas abordagens ao seu legado artístico diverso, que é um testemunho rigoroso, analítico, informado e emotivo do seu tempo e da sua vida. Um tempo de que foi criadora e uma vida de que foi resistente e hábil tecedeira.»
Prefácio, Emília Ferreira (directora do MNAC)