Rendez-Vous com Rama
de Arthur C. Clarke
Grátis
Sobre o livro
Num futuro longínquo, depois do impacto de um enorme meteorito que destruiu parte da Europa, é criado um sofisticado sistema para analisar a trajetória de qualquer objeto que se detete a partir da Terra. É desta forma que se descobre Rama, um estranho meteorito que se desloca a uma velocidade incrível e que, segundo todos os cálculos, nunca mais passará pelo sistema solar.
Contudo, o que é mais inquietante são os indícios de que Rama pode ser artificial, com todas as implicações que isso acarreta. A expedição enviada para investigar o misterioso objeto descobre uma sofisticada construção, um universo silencioso e sem vida, onde tudo parece altamente tecnológico e, ainda assim, com milhões de anos. O que é, afinal, Rama? E quem o controla?
Posso dizer que me deparei com o mesmo problema com o qual já me havia travado nos livros de Odisseia no Espaço: demasiados termos técnicos e noções científicas de que compreendo muito pouco. Para quem gosta de construção de personagens, Rendez-Vous Com Rama não tem quase nada, é escassa a informação sobre as personagens que aparecem neste volume. Superando estas duas questões, acreditem, o livro é uma obra-prima. O mistério em redor do que é Rama permeia todo o livro, e quanto mais vamos descobrindo pormenores, mais bizarro nos parece. O ambiente é envolvente e o autor, com uma prosa direta e sem qualquer lirismo, faz-nos acreditar, com o seu manancial de conhecimentos científicos, que aquilo é real. Mais do que isso, faz-nos deixar desconfortáveis e temer pelos personagens. Considerando que eles não têm qualquer fundo de história que nos levasse a simpatizar com eles, é de louvar.