Punir o Inimigo

Perspetivas legais e discurso político na justiça de transição

de Paula Borges Santos, Giovanni Damele e Irene Flunser Pimentel 

Bertrand.pt - Punir o Inimigo
idioma: Português, Espanhol
Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Edição: junho de 2022
Portes
Grátis
10%
22,00€
19,80€
Em stock
portes grátis

Ao longo do século XX, várias ditaduras desenvolveram estratégias punitivas em relação àqueles que consideraram ser seus opositores. A punição do inimigo, que envolveu vigilância, violência e criminalização, foi construída sob critérios jurídicos positivistas, expressos em legislação, instituições judiciais e policiais, jurisprudência.

As democracias que sucederam a esses regimes desencadearam respostas legais e mecanismos de luta política para confrontar os responsáveis com os crimes da repressão praticados, adotando novas doutrinas fundamentadas no direito internacional dos direitos humanos.

Este livro levanta questões teóricas de recorte institucionalista, que se discutem na nova agenda dos estudos de justiça transicional, e sintetiza os resultados empíricos de um conjunto de casos verificados na Europa, na América Latina e em Timor-Leste.

Identifica fenómenos de violência, atores em tensão e em litígio, processos de consciencialização de direitos, ações judiciais e outras campanhas legais e questiona as transformações nas preferências legais das autoridades governamentais, ativistas, juízes e de outras figuras do sistema judicial, determinando padrões na atuação do poder judicial e nas práticas dos ativistas que reclamam uma justiça reparadora.

Punir o Inimigo
Perspetivas legais e discurso político na justiça de transição
ISBN: 9789726716341 Ano de edição: 06-2022 Editor: Imprensa de Ciências Sociais Idioma: Português, Espanhol Dimensões: 148 x 231 x 17 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 320 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Política  >  Política Internacional
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.