Portugal nas Nações Unidas - 65 Anos de História
de José de Freitas Ferraz e Raquel Duque
Grátis
Sobre o livro
Há 65 anos, Portugal juntou-se à comunidade internacional mais duradoura e universal da história — a ONU
Esta é a história da integração portuguesa na ONU e da correspondente diplomacia multilateral. Do seu início atribulado, sob o colonialismo tardio de Salazar e em contexto de Guerra Fria. Da viragem diplomática no pós-25 de Abril. Da participação destacada em áreas de direitos humanos — de que são exemplos a campanha pela libertação de Timor-Leste e o empenho incansável na consagração e promoção dos direitos da criança ou na luta contra as alterações climáticas. Da eleição, em três ocasiões, como membro não permanente do Conselho de Segurança e ainda da eleição de António Guterres como secretário-geral.
Finalmente, o volume culmina com uma apresentação prospetiva do cenário mundial que se avizinha.
Com a participação, entre outros, de: António Guterres, Augusto Santos Silva, Ana Gomes, Elisa Ferreira, Pedro Aires Oliveira, Bruno Cardoso Reis
António Guterres secretário¬ geral da ONU (do Prefácio)
«A verdade é que, sem as Nações Unidas, o império da força nas relações internacionais e a desproteção das pessoas e dos povos teriam sido ainda mais fáceis, e o curso da descolonização e a sorte dos países menos desenvolvidos — isto é, da vasta maioria da humanidade — teriam sido ainda mais difíceis.»
Augusto Santos Silva ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (do Cap. IX)