Sobre o livro
A aristocrata: Pip Scott-Ellis apaixonou-se por um príncipe espanhol e partiu para Madrid numa limusina com motorista. Acabou por ser enfermeira nos hospitais franquistas na linha da frente.
A comunista: Nan Green, por outro lado, viajou até Espanha em 3.ª classe. Deixou para trás os filhos, em Inglaterra, enquanto combatia do lado das Brigadas Internacionais.
A intelectual: Margarita Nelken era uma crítica de arte e escritora, que traduzira Kafka para espanhol. Acusada pela direita católica de ser uma prostituta, tornou-se uma política radical.
A fascista: Após o seu marido ter sido morto em combate, e ter abortado assim que ouviu a notícia, Mercedes Sanz- Bachiller fundou uma organização de beneficência que iria mudar a face de Espanha.
"Quatro mulheres extraordinárias, cujas histórias pessoais dissipam qualquer ilusão de que a Guerra Civil de Espanha foi uma guerra masculina… O livro está repleto de histórias maravilhosas e observações perspicazes. Mas, acima de tudo, estes são dramas humanos onde as questões morais, o certo e o errado, o fascismo e o comunismo desaparecem."
Sunday Telegraph
Comentários
Outros livros da coleção
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
Livros > Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos