Política Educativa como Tecnologia Social
As reformas do ensino técnico de 1948-1983
de Sérgio Grácio
Sobre o livro
As reformas do ensino técnico de 1948 e de 1983 são aqui objecto de uma interpretação bastante afastada da tradicional abordagem que reduz as medidas de política educativa deste teor a uma tentativa de "ajustar" o sistema de ensino às "necessidades de mão-de-obra da economia". O principal resultado do presente trabalho mostra com efeito que nos aproximamos do significado completo das duas reformas se as considerarmos antes de mais como uma tecnologia social, isto é, um modo de os responsáveis pela política educativa interferirem - pela manipulação do volume e da estrutura do sistema escolar - na formação das expectativas que os utilizadores da escola alimentam quanto ao seu destino social.
Acredita-se que a fecundidade deste ponto de vista não fica aliás limitada à análise das reformas em causa: na verdade, muitas das principais medidas de política educativa do último meio século em Portugal aparecem sob uma luz nova se for considerada a sua dimensão "tecnológico-social". Para além de uma sociologia da decisão política, o livro pretende ser um contributo para uma sociologia da mudança, e, como tal, crê-se que dirá algo não apenas aos interessados pelo fenómeno político, mas igualmente aos historiadores, que nele encontrarão aplicado um preceito da moderna historiografia, ao convidar a história a abrir-se à contribuição das outras ciências sociais, no caso vertente a sociologia.