Pi-Poemas Irracionais e Transcendentes
de António Machiavelo e Graça Brites
Sobre o livro
O que é exatamente o número pi
E o que significa dizer que é irracional?
E que é transcendente?
A primeira parte deste livro dá uma resposta a estas questões, sendo ainda exibidas algumas expressões curiosas envolvendo esse número repleto de mistério. É também explicado o conceito de número absolutamente normal, e de que forma um tal número contêm em si tudo o que alguma vez se poderá escrever. Se o pi é ou não absolutamente normal é um problema em aberto: ninguém sabe!
Na segunda parte são apresentados 32 poemas criados com uma métrica dada pelo número p: cada poema tem 32 palavras, cada uma com um número de letras regido pela expansão decimal de pi. No processo de construção dos poemas praticámos várias abordagens e testámos diversos pontos de partida.
Por vezes uma ideia muito apetecida foi obrigada a sucumbir à tirania de um algarismo, pois as palavras que melhor a descreveriam não eram permitidas à luz da métrica escolhida. Tivemos, por isso, que ajustar os vocábulos ao número de letras e, chegados ao fim do poema, o tópico inicial tinha sido substituído por outro completamente diferente daquele que tinha sido planeado inicialmente.
Outras vezes tomámos por mote uma palavra com o número de letras permitidas. A partir delas surgiram-nos darandinas de ideias que tivemos que ir moderando, demarcando. Foi como se, caminhando ao longo de um regato, fôssemos de enxada nas mãos amanhando a terra, assim reedificando os bordos, evitando resvalos de águas e cheias desnecessárias.
Esperamos que estes nossos exercícios inspirem o leitor a práticas análogas.