Bertrand.pt - Persistência da Obra I | Persistance de L'Oeuvre I

Persistência da Obra I | Persistance de L'Oeuvre I

Arte e política | Art et politique

de Boyan Manchev, Silvina Rodrigues Lopes, Tomás Maia, Jean-Luc Nancy, Federico Ferrari e Isabel Sabino 

idioma: Português, Francês
Editor: Documenta
Edição: dezembro de 2020
Portes
Grátis
20%
18,00€
14,40€
Em stock
portes grátis

Talvez a arte seja apenas isso — a declaração do nosso nascimento. Sempre suspenso sobre um abismo.

Críticas
«Aqui mesmo, nove anos depois, persisto: a questão da persistência é a questão moderna da arte. Quer isto dizer que o nome persistência continua a prestar-se para abordar o que nos está a acontecer desde o advento da modernidade.
Pois moderno é o pensamento do resto (da arte) que se separa da política e da religião — e que, ao separar-se, mostra a arte a si mesma, ou seja, mostra-nos a totalidade da arte. Se a arte existe desde a Pré-história ou, segundo uma outra história, desde os Gregos, o facto é que um tal resto que comunica com toda a arte só se revelou abertamente na era moderna. Daí a extraordinária e abundante experimentação sobre o limite da arte (ou da representação) que, pelo menos desde o primeiro Romantismo, atravessou todos os modos de expressão ou géneros artísticos. A persistência diz isso mesmo em todas as letras: o que atravessa (per-) a história é o resto, e o que insiste é o todo da arte — a integralidade das formas que voltam até nós a partir de um tal resto. Se isto for compreendido, não haverá necessidade de forjar qualquer pós-modernidade ou, inversamente, sustentar um regresso nostálgico aos tempos pré-modernos.
[…]
Por ocasião da presente edição deste primeiro volume de Persistência da Obra, dedicado à relação entre arte e política (volume que se publica pela primeira vez em bilingue, aquando da publicação do segundo volume), proponho um texto inédito — Igualdade da arte — que procura apresentar uma tese na sequência da Introdução anteriormente escrita (inflectindo, como se poderá notar, o teor desta). Foram igualmente introduzidas pequenas correcções em todo o volume, bem como, no frontispício, uma reprodução de uma obra de Claudio Parmiggiani: um ovo (em mármore branco) encravado entre duas rochas altas no meio de uma floresta. A graça de uma tal peça parece condensar a fragilidade de qualquer criação: das mais estritas condições materiais surge, brotando ou caindo, a promessa de um novo ser. Talvez a arte seja apenas isso — a declaração do nosso nascimento. Sempre suspenso sobre um abismo.»
Tomás Maia

Persistência da Obra I | Persistance de L'Oeuvre I
Arte e política | Art et politique
ISBN: 9789899006638 Ano de edição: 12-2020 Editor: Documenta Idioma: Português, Francês Dimensões: 173 x 209 x 16 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 280 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Francês  >  Arte  >  Estética
Livros  >  Livros em Português  >  Arte  >  Estética

Sugestões

Persistência da Obra II | Persistance de L'Oeuvre II
20%
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.