Sobre o livro
um livro de iniciação à leitura e escrita, que desenvolve as competências fonológicas, que ensina explicitamente as relações entre os fonemas da linguagem oral e as letras do alfabeto e a operação de fusão fonémica.
Utiliza uma metodologia multissensorial - a aprendizagem é feita utilizando simultaneamente as diversas vias de acesso ao cérebro: auditiva, visual, cinestésica/motora e táctil - que motiva as crianças e incentiva as crianças para esta aprendizagem.
Foi elaborado com base nos resultados da investigação científica e no estudo e experiência profissional da autora, professora e psicóloga educacional.
As letras vogais são apresentadas por cinco amigos alegres, curiosos e brincalhões que foram visitar o "Parque dos Fonemas" a Inês, o Ulisses, a Olga, a Aida e o Egas e que descobriram que os seus nomes começavam com os mesmos sons dos nomes de alguns animais Iguana, Urso, Orca e Égua.
As letras consoantes são apresentadas por animais. Cada Animal-Fonema está associado ao som da letra inicial, ao grafema correspondente, a uma História-Cantilena e a um gesto.
Através destas personagens as crianças iniciam a aprendizagem da leitura e da escrita realizando actividades lúdicas, atractivas e divertidas: observam as imagens de cada "Animal-Fonema", ouvem e cantam as suas "Histórias-Cantilenas" e mimam os respectivos gestos. Descobrem com prazer e entusiasmo a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, vão progredindo nas competências da leitura e da escrita.