Para Sempre
de Vergílio Ferreira
Grátis
Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Formação de Adultos como sugestão de leitura.
Em Para Sempre, «no final de uma vida, entrando no seu epílogo, um homem já sem destino para cumprir medita sobre o seu passado e o seu futuro, no regresso a uma casa vazia onde passou parte da sua infância, povoada de fantasmas que evocam os momentos-chave da sua existência. Recheado de flashbacks para o passado e para o futuro (!), a antevisão, real e com todos os detalhes, da degradação da sua velhice e do seu funeral urge em Paulo a derradeira tentativa de procura da explicação de um sentido para a vida».
«Contínua e cada vez mais solitária viagem em volta do único ponto do seu universo: o da sua infância como monólogo inacabado e inacabável em torno do milagre ardente e pavoroso da sua própria aparição no meio do mundo - montanha, estrelas, água, vento que é uma resposta antes de ser desesperada e inútil interrogação.» (Eduardo Lourenço)
Um homem só que, no fim da sua vida, regressa à casa onde esteve na sua infância. Páginas inteiras de uma escrita frontal, sentida, solitária, que nos envolve no universo de Paulo, o protagonista, na casa vazia, mas cheia de memórias, nas suas reflexões entre o passado e o presente. Naquela casa onde parece ficar para sempre, conhecemos a sua história comum, à distância, mas com a intensidade de uma vida inteira. As suas memórias aparecem como uma necessidade de se esvaziar da vida e o mais fascinante é que, ao longo do livro, acabamos por partilhar a sua obsessão pela procura da palavra que resuma a vida inteira, que a justifique, que lhe dê sentido. A palavra final.