Os Usurpadores
Como as empresas transnacionais tomam o Poder
de Susan George
Grátis
Sobre o livro
Lobistas ao serviço de uma empresa ou de um sector industrial, presidentes executivos de empresas transnacionais, instâncias quase estatais dotadas de redes tentaculares que se estendem muito para lá das fronteiras nacionais: uma multidão de indivíduos cujo único objectivo é a acumulação de lucros, está a tomar o poder e a orientar em seu benefício as grandes decisões políticas.
Estes usurpadores ingerem-se nos grandes temas mundiais à força de financiamentos e de trocas de favores, infiltram-se nas Nações Unidas e trabalham para construir um mundo à sua imagem.
Susan George descobriu e revelou o plano de acção que as empresas transnacionais estão a utilizar para conquistar o nosso sistema político.
Neste livro fundamental, a autora levanta o véu dos inúmeros mecanismos através dos quais as grandes empresas compram políticos e manipulam a política global.
Noam Chomsky, Massachusetts Institute of Technology
«Orientado por uma exigência neoliberal maligna, o ataque das grandes empresas à democracia atingiu actualmente extremos ruinosos e sem precedentes a nível planetário. Não há ninguém tão qualificado como Susan George para documentar e dissecar o funcionamento interno deste processo. O resultado é um livro que galvanizará os que contactam com o tema pela primeira vez e convocará os opositores veteranos para uma urgência renovada, apresentando novos pontos de vista.»
Naomi Klein, autora de A Doutrina do Choque
«Susan George descobriu e revelou o plano de acção que as empresas transnacionais estão a utilizar para conquistar o nosso sistema político. Neste livro fundamental, escrito com o rigor e o talento que lhe são característicos, a autora levanta o véu dos inúmeros mecanismos através dos quais as grandes empresas compram políticos, manipulam a política global, e, paralelamente, transformam a nossa democracia numa pantomima absurda. Mas, mais importante, Os Usurpadores vai buscar as grandes empresas às trevas onde gostam de actuar, e mostra que elas são as tropas avançadas do ataque à vida pública.O diagnóstico de Susan George, de que a tradição do Iluminismo está a ser corrompida de um modo fatal por via do que designa como a Grande Regressão Neoliberal, é alarmante. Mas quando lança luz sobre os nossos novos dirigentes silenciosos, e nos conta como actuam, George recarrega o arsenal intelectual de que precisamos para ripostar.
Matt Kennard, autor de Irregular Army e The Racket
Comentários
Outros livros da coleção
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
Livros > Livros em Português > Política > Política Internacional