Grátis
Sobre o livro
Desde a origem dos tempos que, em todas as civilizações, se utilizam os amuletos: alfabetos secretos, palavras misteriosas, quadrados mágicos, estatuetas talismânicas, pentáculos, etc. Ainda hoje, na nossa sociedade tecnologicamente avançada, essas práticas estão muito longe de acabar, como demonstra o considerável número de pessoas que traz uma medalha ao peito ou os automobilistas que fixam no tablier dos seus carros uma imagem de São Cristóvão.
Baseando-se em numerosos exemplos, encontrados nos melhores livros dedicados ao estudo do assunto - desde o século XVII à nossa época - Jean-Pierre Bayard entrega-se à análise dos motivos psicológicos que provocam essa necessidade de protecção, que todos sentimos, e interroga-se sobre a questão essencial: Pode acreditar-se na eficácia e nos poderes dos talismãs?
Nem crédulo, nem positivista, o autor deixa que os factos falem por si e submete-os a uma crítica cheia de bom senso. Além disso, indica todas as maneiras de fabricar talismãs e inicia o leitor na antiquíssima ciência dos povos que mais uso fizeram dessas práticas, relacionadas com os dados da astrologia e do esoterismo.
Autor de uma quinzena de conceituados livros sobre o simbolismo, director da colecção Horizon Ésotériques (Danglès), Jean-Pierre Bayard dedica-se, neste livro, a uma busca do Conhecimento espiritual completamente centrada na elucidação dos símbolos que têm marcado o homem e o universo desde o princípio dos tempos.