Os Rapazes dos Tanques
de Adelino Gomes e Alfredo Cunha
Grátis
Sobre o livro
Os Rapazes dos Tanques oferece-nos imagens e testemunhos exclusivos dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes levam-nos a (re)viver aquelas horas e a percebermos as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas por cidadãos que, depois desse dia, regressaram, na maior parte dos casos, ao anonimato. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país quarenta anos depois.
Este livro dá voz, pela primeira vez, a furriéis e cabos que não obedeceram às ordens de fogo do brigadeiro comandante das forças fiéis ao regime - um ato de justiça aos que estando, numa primeira fase, na defesa do regime arriscaram a vida e souberam estar à altura do desafio.
Os Rapazes dos Tanques é uma homenagem aos homens da Cavalaria que acabaram com 48 anos de ditadura, em especial, ao capitão Salgueiro Maia.
«A segunda edição deste livro constitui, para nós, motivo de tripla satisfação. Restituiu ao leitor o brilho original das fotos, inevitavelmente afectado pelas quatro reimpressões que se seguiram – a primeira logo uma semana após o lançamento, em Março de 2014. Permitiu a correcção directa no texto de gralhas e erros, e a actualização de dados biográficos (uns, celebrando a vida; outros, lamentando a morte). E criou a oportunidade aos entrevistados de proporem acrescentos ou substituições nas respostas às perguntas feitas a todos sobre o Melhor e o Pior do 25 de Abril de 1974 e as Figuras que mais admiravam.» [Os Autores]
Parabéns aos autores. O livro está muito bem feito. Fácil de ler. Parabéns aos "anónimos " que lá estão representados. Obrigada