Sobre o livro
Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.
Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.
Comentários
-
Lúdico e Pedagógico
Abordando temas tão pertinentes e de uma forma simples para o público infantil, tal como muitas outras histórias que a autora nos tem habituado. Muitos adultos também a deveriam ler!
Um livro fantástico que ensina facilmente às crianças que o que nos distingue uns dos outros é também o que nos une.
O livro "Os Ovos Misteriosos" conta-nos a história de uma galinha que choca cinco ovos dos quais nascem: um pinto, um crocodilo, um papagaio, uma serpente e uma avestruz. Todos os irmãos são diferentes, mas amados pela galinha de igual forma e que acabam por se entreajudar quando viram a sua mãe numa situação de perigo. Livro recomendado a todos os filhos, pais e educadores e que nos faz despertar para temas como a adoção, a diferença, a entreajuda e o amor incondicional.
Vendi este livro muitos anos até me ser verdadeiramente mostrado pelos netos, que o adoram: pela história engraçada, pelas rimas pelo meio do texto, pelas ilustrações, aos nossos olhos ingénuas, mas aos deles maravilhosas. Trata da história de uma galinha e da sua prole, toda nascida de ovos, mas ovos bem diferentes (crocodilo, pinto, serpente, avestruz) e de como todos se unem para se protegerem, como uma verdadeira família. Muito bonita, a sua mensagem e muito atual.
Um livro para os mais novos que aborda temas pertinentes de uma maneira muito simples. Acaba por ensinar às crianças que nem todas as pessoas são iguais, que existem diferenças, o que acaba por ser uma espécie de ajuda para encarar essas diferenças de uma forma muito positiva. O livro está muito bem ilustrado. Muitos adultos também deveriam ler!