Bertrand.pt - Os Intelectuais em Portugal na Idade Média

Os Intelectuais em Portugal na Idade Média

O retrato das suas maiores figuras, de Santo António a Gil Vicente

de Armando Norte 

Editor: A Esfera dos Livros
Edição: setembro de 2020
Portes
Grátis
20%
21,90€
17,52€
Em stock
portes grátis

Na Idade Média, com o aparecimento das primeiras universidades europeias, entre as quais a portuguesa, surgiu uma nova categoria de indivíduos, sem precedentes no tempo.
Distinguiam-se pela elevada formação, pelo estreito contacto com os livros e pelo uso exímio da palavra, oral e escrita.

Numa sociedade em profunda mutação, a sua ampla cultura e conhecimentos em artes liberais, medicina, direito ou teologia tornavam-nos cobiçados pelas autoridades e desejados pelas comunidades.

Foi esse o tempo de Tomás de Aquino e de Dante Alighieri; da redescoberta de Aristóteles e da filosofia escolástica; dos códices com manuscritos em pergaminho e das grandes catedrais; do confronto entre a fé e a razão.
Nessas circunstâncias, também um número significativo de portugueses teve acesso ao mundo da alta cultura. Alguns adquiriram uma invulgar importância intelectual. Foi o caso de Santo António, do papa João XXI, do rei D. Duarte, do cronista Fernão Lopes e do dramaturgo Gil Vicente. É deles, dos seus livros, da sua cultura e da sua época, de que fala este livro. O passado, ao contrário do que se diz, não é um país distante.

Os Intelectuais em Portugal na Idade Média
O retrato das suas maiores figuras, de Santo António a Gil Vicente
ISBN: 9789896268855 Ano de edição: 09-2020 Editor: A Esfera dos Livros Idioma: Português Dimensões: 159 x 233 x 26 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 472 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  História  >  História da Idade Média

Quem comprou também comprou

Da Conquista de Lisboa à Conquista de Alcácer - 1147-1217
20%
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.