Os Informadores
de Juan Gabriel Vásquez; Tradução: Hugo Gonçalves
Grátis
Sobre o livro
O primeiro romance de Juan Gabriel Vásquez é uma história apaixonante de traições e segredos pessoais e colectivos, no rescaldo da mais devastadora das guerras.
Quando o jornalista Gabriel Santoro publicou o seu primeiro livro, não imaginava que a crítica mais implacável fosse ser escrita pelo próprio pai. O tema parecia inofensivo: a vida de uma amiga da família, judia chegada à Colômbia em fuga da Alemanha nazi, pouco tempo antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Por que razão terá o seu livro sobre Sara Guterman ferido o pai a ponto de o levar a humilhá-lo publicamente? Que segredo imprevisto esconderão aquelas páginas? O que alimentará a raiva e a alienação do patriarca?
Impelido pela morte misteriosa do pai num acidente de automóvel, Santoro decide indagar a verdade, antes que o passado lhe escape por completo. A investigação irá destapar impensáveis traições e segredos da história familiar. Na dolorosa reconstrução do retrato da família - sombrio, complexo, enigmático - acabará por descobrir um episódio sinistro do seu país nos anos de trevas da Grande Guerra, a catástrofe que deixou a Europa em escombros e tocou milhares de vidas no outro lado do Atlântico.
Os informadores é uma apaixonante história de traições privadas e públicas. Comparado a obras como A mancha humana de Philip Roth ou Austerlitz de W.G. Sebald, o primeiro romance do premiado autor colombiano Juan Gabriel Vásquez é um terreno onde o autor explora com inteligência e sensibilidade os temas que lhe são caros: a memória e a história, o amor e a culpa.
Javier Cercas
«Juan Gabriel Vásquez é uma das mais originais vozes da literatura latino-americana. Este seu primeiro romance, uma história muito poderosa sobre os anos sombrios após a Segunda Guerra Mundial, é prova da riqueza da sua imaginação assim como da subtileza e elegância da sua prosa.»
Mario Vargas Llosa
«Um magnífico e aterrador estudo sobre como o passado pode invadir o presente, e uma revelação fascinante de um recanto pouco conhecido do teatro de guerra nazi.»
John Banville
«Vásquez reinventou a literatura latino-americana do século XXI.»
Jonathan Franzen