Os Homens dos Monumentos
Heróis aliados, Ladrões Nazis e a Maior Caça ao Tesouro da História
de Robert M. Edsel; Tradução: Luís Oliveira Santos
Sobre o livro
Enquanto Hitler tentava conquistar o mundo ocidental, os seus exércitos pilhavam sistematicamente os maiores tesouros artísticos da Europa. O Führer tinha uma ideia bem clara das obras de arte que queria na sua coleção, bem como da «arte degenerada» que desejava destruir.
Numa corrida contra o tempo, um grupo que incluía diretores de museus, conservadores, arquitetos, arquivistas e professores de História da Arte americanos, britânicos e franceses arriscaram a vida percorrendo a Europa em guerra para impedir a destruição de milhares de anos de cultura. Centrando-se no período entre a invasão da Normandia e o Dia da Vitória na Europa, acompanhamos seis Homens dos Monumentos numa missão que parecia impossível: perseguir o rasto das obras de arte saqueadas pelos nazis e impedir a destruição do património artístico europeu.
Washington Post
«Quer seja um apreciador de arte, de história militar ou de biografias de heróis, este livro é um tesouro que vale a pena caçar.»
Howard Shirley, Bookpage
«Das praias da Normandia às reservas dos maiores museus, dos castelos da Baviera ao Berghof de Hitler, em Berchtesgaden, da mina de Merkers à de Altaussee, Robert Edsel faz-nos participar na mais extraordinária e perigosa caça aos tesouros do século XX.»
Cinema Teaser
«Os feitos dos Homens dos Monumentos, enquadrados por um relato expressivo sobre o desenrolar da guerra, constituem uma leitura fascinante.»
Carl Hartman, Associated Press