Onde Vivem os Monstros
de Maurice Sendak; Tradução: Elisabete Ramos
Descubra mais VER +
Sobre o livro
Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe: - MONSTRO! E Max respondeu-lhe: - VOU-TE COMER! Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max surgiu uma floresta...
Publicado pela primeira vez em 1963, "Onde vivem os monstros" provocou alguma polémica pela forma nada exemplar com que as crianças eram retratadas. Não obstante, tornou-se um clássico da LIJ e uma referência imprescindível, sendo hoje uma das obras mais vendidas de sempre, com tradução em inúmeras línguas.
Castigado pelas suas travessuras, indo para a cama sem jantar, Max empreende uma viagem simbólica desde o seu quarto até um lugar fantástico, atravessando um tempo/espaço mítico e enfrentando os seus medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes quanto amistosos, regressa ao ponto de partida, onde o espera o jantar. Uma travessia de ida e volta, desde a realidade até à ficção, sem que nada nem ninguém explique se essa metamorfose foi ou não produto de um sonho.
"Onde vivem os monstros" é um exemplo de álbum ilustrado pela sua perfeita conjugação entre palavra e imagem; uma história simples e poética, contada com humor, máxima economia expressiva e absoluta harmonia entre texto e ilustrações. Tudo se conjuga neste livro, pensado artisticamente até ao mais ínfimo detalhe: o jogo com a diagramação, o formato, a atmosfera quase mágica que se desprende de cada página, a tensão argumental e a combinação de palavras, sons e repetições.
À medida que o protagonista penetra no mundo onírico, o tamanho das ilustrações segue in crescendo até ao clímax da história, altura em que as imagens ocupam a totalidade da página, e começam a diminuir, a partir daí, acompanhando Max no seu regresso ao plano da realidade.
Um livro extraordinário que estimula o imaginário infantil e desmistifica o medo dos monstros, os mais pequenos adoram-no. As ilustrações são lindíssimas
Livro ilustrado com bastante mestria, transporta o leitor para uma inesquecível viagem de ida e volta até ao território da imaginação. Imperdível!
Este livro é simplesmente fantástico! Uma história que fala da imaginação das crianças, e para onde ela as pode levar. Mas, também, do bom que é regressar a casa... Ideal para crianças que gostem de monstrinhos! As ilustrações são simplesmente fantásticas, como de resto todas as do autor/ ilustrador. Um dos meus livros infantis favoritos.
Podemos ter ideias fixas e querer fazer o que nos apetecer, mas é tão bom voltar a casa vindos do nosso mundo imaginário. Um livro que fomenta o espírito de descoberta sem esquecer que temos quem nos ame por perto! As aventuras e as novas descobertas só têm valor se tivermos com quem as partilhar.
Maurice Sendak, conta-nos neste livro, como ajudar as crianças a superar os seus medos.