O Triunfo dos Porcos
de George Orwell
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Uma quinta é tomada pelos seus explorados e maltratados animais. Com um idealismo apaixonado, decidem criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade. E assim se monta o cenário de uma das fábulas mais influentes de sempre: um conto de fadas angustiante para adultos, que regista a evolução da revolução contra a tirania para um totalitarismo igualmente terrível.
Hoje é devastadoramente claro que onde e quando a liberdade é atacada, sob qualquer bandeira, a clareza cortante e a comédia indómita da obra-prima de George Orwell têm um significado e uma mensagem ainda ferozmente recentes.
The New York Times
Comentários
-
Um apelo a igualdade
Livro muito bom mesmo. Devia ser lido por todos, sobretudo pelos mais novos. Nesta fábula magistral o autor consegue expor o poder exagerado de alguns sobre outros menos favorecidos. Um hino à democracia contra o poder exagerado e manipulador dos mais fortes sob os mais fracos.
-
Uma sátira simples mas marcante.
Vale mesmo a pena ler, um livro tão antigo mas continua com tanta presença. Adorei e recomendo !
A figura de Orwell em si é controversa e ainda mais as suas opiniões políticas, mas aqui nesta obra podemos verificar uma fábula política em que cada um dos animais relevantes seria uma figura da revolução russa (na minha opinião podemos verificar Marx, Trotsky e Stalin, pelo menos) e, portanto, podemos observar a opinião do próprio autor que observou a evolução política na Rússia e, portanto, não se revia no estalinismo e considerava que este se tinha afastado dos valores originais da revolução...mais uma vez isto é controverso pois o próprio Orwell sendo socialista foi considerado traidor...Esta obra tem sido puxada ideologicamente para muitos lados, mas é preciso entender o contexto e quem era o autor. Não deixa de estar muito bem escrita e também não deixa de ser um comentário satírico muito inteligente da sua época.
Uma leitura viciante desde o primeiro minuto. Um livro tão bem escrito que se consegue visualizar mentalmente, porcos em reuniões como se de propaganda política se tratasse. Uma analogia perfeita e perturbadora entre uma quinta onde os animais começam a lutar por uma causa em comum, que ao ser conquistada, alimenta a sede de poder, como acontece na sociedade atual. Mais curioso ainda é falarmos da sociedade atual e o livro ter sido escrito em 1945. Imperdível
As histórias de Orwell contêm sempre um vislumbre do futuro que não podemos ignorar. O triunfo dos porcos não é excepção. Contado através das vivências de vários animais de quinta, esta obra está perfeitamente actual e a sua moral consegue atravessar gerações.