O Restauro do Mosteiro da Batalha
de Clara Moura Soares
Sobre o livro
"O Restauro do Mosteiro da Batalha - Pedreiras Históricas, Estaleiro de Obras e Mestres Canteiros" é uma dissertação de mestrado no campo da historiografia da arte portuguesa sobre restauro monumental.
Sabendo-se que a partir da década de 1840 grande parte dos nossos monumentos, sobretudo medievais, foram alvos de restauro, mais ou menos profundos, torna-se importante a realização de uma abordagem aos mesmos.
O objecto de estudo desta obra é o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, o qual sofreu no século XIX uma ampla intervenção de restauro, altura em que foram realizadas numerosas obras que contribuíram para a alteração parcial da estrutura do complexo monacal, com supressão de algumas dependências e substituição de grande parte dos nossos ornatos.
O objectivo deste estudo foi dar relevo à vertente prática dos restauros, onde os critérios tecnológicos usados e os materiais, a mentalidade do tempo e a acção dos restauradores foram fontes a orientação desta análise global.