O Pequeno Caderno das Grandes Verdades
de Clare Pooley
Grátis
Sobre o livro
Seis desconhecidos que têm em comum algo de universal: as suas vidas nem sempre são o que eles fazem parecer. O que aconteceria se em vez disso dissessem a verdade?
Julian Jessop está cansado de esconder a profunda solidão que sente. Este septuagenário acredita que a maioria das pessoas não é verdadeira acerca da sua vida. E se fossem? Decide então iniciar O Projeto da Autenticidade: um pequeno caderno verde, onde escreve a verdade sobre a sua própria vida, e que deixa pousado em cima de uma mesa do simpático café do seu bairro...
Mónica, a proprietária do café, encontra-o e resolve acrescentar a sua história e deixar o caderno num bar de vinhos do outro lado da rua. Aos poucos quem encontra o caderno verde vai acrescentando as suas verdades mais profundas. Um gesto que vai alterar para sempre, as suas vidas.
O excêntrico Julian, Monica, Hazard, o alcoólico que promete ficar sóbrio, Riley, Alice, a mãe influencer, que tem uma vida um pouco menos fabulosa do que aparece online, e Lizzie. Seis desconhecidos que se unem através do pequeno caderno verde; seis vidas que descobrem o poder da amizade e do amor.
O Pequeno Caderno das Grandes Verdades é um livro divertido, inspirador e comovente, que nos mostra que sermos honestos acerca da nossa vida não é assim tão assustador, pelo contrário, assemelha-se muito à verdadeira felicidade.
Comentários
-
As aparências iludem
Este livro, com o seu Projecto de Autenticidade, acaba por mais uma vez reforçar a ideia que as aparências iludem. Não somos aquilo que os outros vêm ou acham, somos mais do que isso. E a forma os personagens encaram aquele caderno como um momento para desabafar e revelando a identidade verdadeira é incrível. Comprei o livro por curiosidade, e valeu a pena. Vai ficar reservado num lugar especial, sem dúvida.
O projeto autenticidade, tem como iniciativa expor a verdade daqueles que se cruzam com o pequeno caderno. Um livro que mostra que as aparências iludem e que todos temos segredos e um passado. Mas e se as pessoas que aparecem na nossa vida já soubessem os nossos maiores segredos e quisessem ficar na mesma?
Uma leitura leve, fácil, fluida que nos faz pensar na vida e nas nossas relações pessoais. Um caderno é abandonado numa mesa de café e nele está escrito a história de Julian. Monica, a dona do café, acaba por encontrar o caderno e a história começa aí. Um livro fofo que nos fala de relacionamentos pessoais, amizade e da forma como achamos que conhecemos as pessoas que nos rodeiam. Na verdade todos temos coisas a esconder.
Um livro de leitura leve, mas que nos faz refletir, como um pequeno gesto, pode alterar vidas. Este livro fala-nos de verdade, como a usamos, seremos mesmo verdadeiros para nós mesmos e para os outros? E que impacto isso tem na vida dos que nos rodeiam, este livro fala disso, da experiência de seis pessoas que resolveram entrar no espírito do projeto de autenticidade e ser verdadeiramente autênticos e aceitar as consequências. Uma leitura agradável, que nos faz pensar e olhar o outro com outros olhos, e nos olhos, a perspetiva já é outra, e tudo muda.