O Meu Pé de Laranja Lima
de José Mauro de Vasconcelos; Ilustração: Jaime Cortez
Grátis
Sobre o livro
Esta é a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no
seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo,
mas muito endiabrado. Carente do afeto que não encontra junto do pai e
da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se
nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras.
Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar
o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida: toma por
confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revela
os seus sonhos e desejos. Será nesta fantasia que Zezé vai encontrar a
alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades.
O Meu Pé de Laranja Lima é a obra maior de José Mauro de
Vasconcelos, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Um livro
que urge descobrir, ou reencontrar, e que é aclamado como um dos
mais importantes livros juvenis em língua portuguesa.
Comentários
-
Fui enganada pela categoria
Já estava há muito tempo nos meus planos ler esse livro, escolhi num momento em que estava precisando de uma leitura leve, por isso escolhi este entre todos da minha biblioteca, mas cheguei a ter que fazer uma pausa na leitura para não passar mal. Chorei muito e passei uma revolta danada por o Zézinho ter sido criado como foi. Hoje em dia ele teria sido tirado aos pais biológicos. Gente, o livro é bom, mas não deveria estar nesta categoria.É muito pesada toda a história.
-
Inesquecível!
Este fim de semana li esta pequena maravilha. Livro autobiográfico, narrado por uma criança de 5 anos de imaginação fértil e coração puro, que encontra na dor a ternura e o amor. É um clássico da literatura brasileira. Inesquecível a história do pequeno Zézé. Recomendo!
-
único
Enternecedora a história de Zezé, comovente a forma como este miúdo se molda ao mundo de dor e sofrimento mas ao mesmo tempo consegue falando com uma árvore ser tão generoso! Um livro que marca uma vida inteira!
- ver menos comentários ver mais comentários
Um livro que fala sobre a solidão de um menino pobre! Pobre de dinheiro, pobre de atenção, pobre de amor e que por isso começa a conversar com um pé de Laranja Lima, reencontrando a sua alegria e a sua força interior.
Esta obra autobiográfica de José Mauro Vasconcelos faz-me olhar para o autor com pena, por ter tido uma infância tão infeliz, mas também agradecida, por ter transmitido tão bem para as futuras gerações, esta história maravilhosa. Narrada por Zezé, um menino de 5 quase 6 anos, este livro tem uma linguagem leve, melancólica e meiga. Zezé é muito traquinas, mas as suas asneiras são para chamar a atenção dos outros, para compensar a falta de amor e cuidado que o rodeia. Mas o pouco amor que ele tem, leva-nos às lágrimas, quando surgem em cena os irmãos Glória e Luís, e o Portuga, o seu melhor amigo. Recomendo a todos os alunos do 3º ciclo que optem por este fantástico livro.
O livro mais aclamado do autor brasileiro Mauro de Vasconcelos. Zézé é um menino muito especial, inteligente e sensível, que apesar de uma vida familiar bastante complexa, encontra na amizade com o seu pé de laranja lima, que tem no seu quintal, um confidente de todas as horas. Uma história que nos faz sonhar, chorar por vezes e...sorrir muito! Delicioso!
Indicado para todas as faixas etárias, "O Meu Pé de Laranja Lima" ensina ao leitor uma das mais importantes e bonitas lições de vida: o mais importante não é o que temos na vida, mas quem temos ao nosso lado!
Podemos adorar uma árvore? Este menino sim.... Mas esta obra pretende essencialmente chamar a atenção para uma sociedade em que todos estão a ser formatados apenas no seu próprio bem estar e a olhar apenas para si. Devemos dar importância às pequenas coisas que nos rodeiam, à nossa família e amigos.
Esta história não foge muito à realidade dos dias de hoje, onde temos que usar a nossa imaginação e força para sobreviver neste mundo. É uma obra maravilhosa e cheia de personalidade.