O Interior Raiano do Centro de Portugal
Outras fronteiras, novos intercâmbios
Sobre o livro
AUTORES: Fernando Rebelo, António Gama, António Campar de Almeida, Juan Ignacio Plaza Gutiérrez, Maria da Paz Moura, Gonçalo Poeta Fernandes, Adélia Nunes, Manuel Rodríguez Pascual, Carlos Reis, Fernando Paulouro Neves, Maria Antonieta Garcia, Ángel Marcos de Dios, José Luís Lima Garcia, António José Dias de Almeida, José Antonio Bartól Hernández, Franklin Costa Braga, Amadeu Ferreira, Lúcio Cunha, Alfonso Hortelano, Juan Carlos Zamarreño, Pedro Luís Pérez Gómez, Arsénio Dacosta, Maria Isabel Boura, Rui Ferreira, Alexandra Cerveira Pinto Lima, José Manuel Trigo Mota da Romana, Juan Tomas Martín, João Tolda, José Manuel Llorente Pinto, Sales Gomes, Paulo Romão, José María Martín Patino, Teresa Alves, Valentín Cabero Diéguez, Rui Jacinto.
ÍNDICE - Cursos de Verão do CEI: aproximar pessoas, integrar territórios - Rui Jacinto; Virgílio Bento
I. Riscos, recursos e paisagens naturais: gestão, ordenamento, desenvolvimento
II. Cultura raiana: sinais da fronteira, marcas duma identidade
III. Rotas Ibéricas: valorizar recursos, requalificar patrimónios
IV. Encruzilhadas de futuro: territórios de fronteira, espaços de cooperação
Os Cursos de Verão são uma imagem de marca do Centro de Estudos Ibéricos, tendo mobilizado, desde 2001 até 2005, cerca de 250 participantes de distintas faixas etárias. Esta actividade tem vindo a realizar-se no mês de Julho, durante uma semana, nela se incluindo conferências - proferidas por ilustres personalidades portuguesas e espanholas - e duas saídas de campo, com visitas a localidades de ambos os lados da fronteira. A iniciativa abrange uma profusão de temas actuais e de grande importância: O Espírito da Guarda: Sociedades e Culturas de Fronteira (2001); Conservação e ordenamento das paisagens da montanha ibérica: a Serra da Estrela em tempo de mudança (2002); Património e Cultura (2003); Cooperação Ibérica: novas fronteiras, novos intercâmbios (2004); Património natural e desenvolvimento dos espaços marginais (2005). O interesse e a oportunidade de publicação das conferências ilustram o sucesso dos Cursos.
O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) é uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos formada pela Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda.
A ideia partiu do Professor Eduardo Lourenço por ocasião das Comemorações do Oitavo Centenário da Guarda, a 27 de Novembro de 1999, tendo em vista a criação de um Centro de Estudos que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica como um todo.
Criado formalmente em Maio de 2001, o CEI tem vindo a afirmar-se como um pólo privilegiado de encontro, reflexão, estudo e divulgação de temas comuns e afins a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiriça.