Grátis
Sobre o livro
Um dos mais eminentes filósofos da mente propõe um argumento lúcido e provocador que cria uma imagem radicalmente nova da consciência humana: o pampsiquismo.
Compreender a maneira como o cérebro produz a consciência é um dos maiores desafios científicos do nosso tempo. Philip Goff propõe uma alternativa empolgante que poderá desbravar novos caminhos. Com raízes numa análise dos fundamentos filosóficos da ciência moderna e baseado na obra, que remonta ao princípio do século XX, de Arthur Eddington e Bertrand Russell, Goff apresenta argumentos convincentes a favor do pampsiquismo, uma teoria que propõe que a consciência não está confinada às entidades biológicas mas é uma característica fundamental de toda a matéria física, das partículas subatómicas ao cérebro humano.
David J. Chalmers, autor de The Conscious Mind e professor na Universidade de Nova Iorque
«Corajoso e claro, o novo livro de Goff apresenta ao público uma abordagem revolucionária de um dos mistérios mais persistentes: como é que o cérebro, com os seus processos químicos e elétricos, dá origem a uma mente cujos pensamentos, emoções, cores e timbres apreendemos de imediato?»
Lee Smolin, autor de Einstein’s Unfinished Revolution e membro fundador do Perimeter Institute for Theoretical Physics