Grátis
Sobre o livro
Análise crítica dos métodos tradicionais de ensino e daqueles que a nova escola lhes opõe. Apresentação de uma solução que associa, de um modo dialéctico, métodos activos e contribuições magistrais, representada por um ensino que responde às necessidades do aluno na sua conquista do saber. Modelo pedagógico que constitui a parte didáctica de um modelo mais geral, denominado «educação-na-segunda-pessoa», associando de uma forma interactiva as iniciativas do educador e as do indivíduo a educar.
Buscam-se as motivações na dinâmica de crescimento e de projecto. A relação pedagógica é estabelecida de uma forma contratual. As aprendizagens procedem de um tratamento dialéctico da relação entre as exigências científicas do saber e as capacidades psicológicas do aluno. Uma redefinição dos métodos de avaliação permite a auto-regulação do sistema.
Finalmente, Louis Not demonstra a credibilidade a priori das suas propostas e aguarda confiadamente o que a sua aplicação prática proporcionará a posteriori.