O Cão de Barro
de Andrea Camilleri
Sobre o livro
O mais recente caso do Comissário Montalbano, siciliano de gema e investigador brilhante, que já conhecemos do anterior romance, A Forma da Água, começa com um misterioso tête-à-tête com um mafioso, uma inexplicável pilhagem a um supermercado, e as palavras de um moribundo que conduzem o comissário até ao fundo falso de uma gruta onde, ainda abraçados, se encontram guardados por um enorme cão de barro os cadáveres de dois jovens amantes, mortos cinquenta anos antes.
O desejo de Montalbano em resolver este crime, negligenciando a sua própria segurança, leva-o numa viagem através do passado da Sicília até ao obscuro segredo de uma família local.
Com astúcia, graça e um perspicaz entendimento da natureza humana, Salvo Montalbano é uma personagem cuja acessibilidade, simpatia e inteligência fazem dele um detective irresistível.
Semanário
«Camilleri e o seu comissário Montalbano, ambos sicilianos de gema, são uma das mais recentes e bem-sucedidas aportações ao peculiar universo de culto da ficção policial.»
Público