Bertrand.pt - No Reino dos Astrónomos Cegos

Editor: Editora Record
38,16€
30,53€
Notifiquem-me quando disponível.

De viagens à Lua a pousos em Marte, existe mais no universo e na astronomia do que o olho humano pode perceber. Em 'No reino dos astrônomos cegos' , o jornalista e doutor em história da ciência Ulisses Capozzoli mostra como as ondas de rádio, maiores que a luz visível - e portanto não captadas pela visão -, são usadas para estudar a física dos corpos celestes. Com um estilo dinâmico, o atual presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico explica o que é, para que serve e como se desenvolveu a radioastronomia no Brasil. Capozzoli acredita numa ciência a serviço da humanidade. Capaz de diminuir o sofrimento fornecendo inteligibilidade possível para a realidade. Investigando ondas invisíveis, a radioastronomia descobriu um outro universo, cujo estudo ainda promete muitas revoluções no que apreendemos do mundo onde vivemos. O livro conta a trajetória brasileira dessa ciência razoavelmente recente. A preocupação aqui é, indiretamente, discutir o estado da ciência no Brasil, fortemente afetado pelo positivismo. Mostra os primeiros obstáculos, quando o Observatório Nacional enfrentava dificuldades até mesmo para absorver a astrofísica e precisava se dedicar à astronomia de posição e ao serviço de horas. Capozzoli explica, ainda, que a radioastronomia surgiu desprovida de vínculos institucionais, com um grupo de amadores da Universidade Mackenzie. O resultado foi um processo pleno de rupturas e marcado pela descontinuidade. Ainda assim a radioastronomia no Brasil produziu resultados significativos. Principalmente no modo de se enxergar o universo. A idéia de que os humanos ocupam apenas um pontinho insignificante ao lado de uma estrela insignificante que é apenas uma entre bilhões de outras.

Outros livros da coleção

Cosac Naify
No Reino dos Astrónomos Cegos
Uma história da radioastronomia
de Ulisses Capozzoli
Editor: Editora Record Idioma: Português do Brasil, Português Dimensões: 135 x 210 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 336 Tipo de Produto: Livro Coleção: Sinal Dos Tempos Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Exatas e Naturais  >  Astronomia

Sugestões

Extraterrestres
10%
15,50€ 13,95€

de Avi Loeb

Oficina do Livro
Até ao Fim dos Tempos
10%
19,90€ 17,91€
Desassossego
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.