Nas Mãos a Sede dos Passaros
de Lília Tavares
Sobre o livro
Lília Tavares procura seguir o rasgo aberto por Bailarinas de Corda (2019) no entrançado tecido que silencia a essência de cada mulher. Quando a autora nos convoca a ler estas mulheres, pássaros, convida-nos para um caminho que nos vai apurando sentidos, integrando partes de nós e de outros numa rede relacional. Deparamo-nos com mulheres que esperam, incompletas, mulheres fragilizadas, mulheres que se descobrem fortes e guerreiras nos sentimentos. As cordas de afetos voltam a estar presentes nos poemas que dedica amulheres significativas da vida da autora.
Como num embalo. Sobre Bailarinas de Corda escreveu Edgardo Xavier: "Em regra, a poesia de Lília Tavares é simples. Em regra, uma procura úbere de temas remanescentes. Água, vento, natureza e uma inquieta vivência de espírito que arrasta o corpo, a pele, a vontade para lugares de incontornável beleza, de força, de diferença. Vai e fica, está e saiu há muito tempo para onde o corpo se diga calado e a sede se cumpra como essência, como sangue.
Lília Tavares é geradora de uma poesia que nos força a viver o lado intemporal das coisas, das marés, das aves que segue para voltar alada ao caminho que nunca deixou. "Edgardo Xavier, poeta, artista plástico e crítico de Arte"