Bertrand.pt - Não Sei se Sou Diferente...

Não Sei se Sou Diferente...

A (In)Visibilidade da Diversidade Cultural

de Luísa Lobão Moniz 

Editor: Livros Horizonte
Edição ou reimpressão: setembro de 2008
Portes
Grátis
10%
16,96€
Poupe 1,70€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Envio até 4 dias
portes grátis

Este é um trabalho realizado com base no acreditar que é importante dar voz às crianças e saber o que sabem, o que sentem e o que querem da escola, quais as suas representações da escola multicultural que frequentam. Parte-se do princípio de que a diversidade é um bem e uma realidade a ser trabalhada no sentido de uma convivência harmoniosa entre todos e não um problema a rejeitar ou a ignorar.

A Escola é, certamente, um local por excelência de inclusão das diversidades, porque de reconhecimento, não deixando de ser também um local de tensões culturais, com uma cultura própria e dominante. O Homem é considerado como um ser intercultural, sendo a cultura um processo dinâmico em que interagem diferentes valores, símbolos e representações, e criativo no modo como regula comportamentos.

Trata-se aqui de uma abordagem às realidades que estabelecem conexões, linhas de fuga, no sentido de não serem esquecidos todos os condicionalismos da pessoa, que, por o ser, não vive nenhum determinismo cultural ou social.

A autora acredita que as Representações Sociais não são imutáveis e que por isso podem modificar realidades e serem por estas modificadas e que a Educação é, antes de mais, relação, defesa da alteridade inclusiva pela diferença positiva, é uma prática baseada na dinâmica relacional na defesa dos direitos de cada um no processo de aprendizagem.

Este estudo, tal como outros, não é conclusivo, mas poder-se-á inferir que a criança apesar de possuir representações sociais por antecipação (a família e os amigos em relação à Escola), não deixa de as construir, autonomamente, através da sua própria vivência e relação com a Escola.

Através de uma abordagem aos documentos mais significativos da escola "Entre-Nós", às entrevistas exploratórias e ao questionário a autora fez uma análise numa perspectiva intercultural tendo por base os contributos teóricos da Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicossociologia e Educação Intercultural.
Para que a Escola se possa assumir como um espaço em que as descontinuidades, e até mesmo as rupturas culturais, sejam cada vez mais atenuadas, há que ter um conhecimento mais aprofundado e consistente da comunidade em que está inserida, das crianças que lhe dão sentido e que tipo de dinâmicas culturais e de comunicação são estabelecidas. Cada cultura poderá ser um ponto de partida e também um ponto de chegada face à mudança ou à cristalização dos comportamentos.

Não Sei se Sou Diferente...
A (In)Visibilidade da Diversidade Cultural
ISBN: 9789722415804 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Livros Horizonte Idioma: Português Dimensões: 251 x 251 x 9 mm Páginas: 166 Tipo de Produto: Livro Coleção: Biblioteca do Educador Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ensino e Educação  >  Ensino Especial

Sugestões

Avaliação em Educação Pré-Escolar
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Porto Editora
Eu controlo as emoções!
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
12,20€
Porto Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.