Não Pagamos ao Palhaço!

de Pedro Monteiro e Rodrigo Monteiro 

Bertrand.pt - Não Pagamos ao Palhaço!
Editor: Pé de Página Editores
Edição: agosto de 2006
Portes
Grátis
10%
13,12€
Poupe 1,31€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Manifestos quase honestos

Este livro é um conjunto de pequenos exercícios de sátira social, manifestos quase honestos, pedaços de prosa em que vertemos sorumbáticos queixumes e estremunhados delírios, procurando tornar risível o irritante.
Neles misturamos referências actuais e familiares com outras mais estranhas e passadistas, num exercício que raia ora o absurdo, ora o absinto. Mais críticos do que criteriosos, ousámos avançar com algumas propostas. Aparentemente imaginativas, é certo, mas indisfarçavelmente inúteis.
Citando Luiz Pacheco a citar António Maria Lisboa: Criticar, eis a nossa função positiva.

O seguidismo reinante leva cada vez mais portugueses a invadirem o Algarve no mesmo fim-de-semana, a falarem do mesmo programa televisivo, a repetirem a mesma piada, a trautearem o mesmo refrão… Como se não houvesse outro destino de férias, outro entretenimento, outra tirada humorística, outra canção…

Numa prova da crescente falta de exigência que vai assolando o país, o pai nunca deixa de pagar ao palhaço da festa do filho, mesmo que este não tenha tido graça nenhuma. Mas se o palhaço não se esforçou por fazer rir, não deve ser pago. Principalmente se não fez rir as crianças, porque o mínimo que se espera de um palhaço é que faça rir as crianças.

Paralisados pelo conforto do que temos e a incerteza do que queremos, somos todos coniventes com a inércia da mera aceitação, a acomodação à mediocridade (tão familiar e caseira), o choco ressentimento, a mesquinha inveja de vizinho… Nesse sentido, toda a sátira social é, até certo ponto, desonesta. Coisas da liberdade de expressão, que permite a qualquer um escarnecer de borbulha alheia, esquecido das próprias verrugas.

Na escrita deste livro, moveu-nos um modesto objectivo: libertar algumas indignações e perplexidades. O que acabou por se revelar útil, evitando que saíssemos por aí a distribuir bofetada.
Decididamente, um bom livro para arrumar na estante da garagem.

Coimbra, Fevereiro de 2006

Não Pagamos ao Palhaço!
ISBN:
9789896140465
Ano de edição:
08-2006
Editor:
Pé de Página Editores
Idioma:
Português
Dimensões:
154 x 212 x 14 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
160
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.